Linha da vida

A técnica que trago aqui hoje no blog foi me proposta fazer aqui na clínica  e se chama “LINHA DA VIDA“.


É uma técnica que me foi indicada principalmente para ser aplicada com pacientes que têm dificuldade em “se abrir” na terapia, principalmente no que diz respeito aos acontecimentos que lhe marcaram durante a sua vida. Utilizei esta  técnica com uma a minha psicóloga, a qual, a minha terapia estava estagnada, por falta de relatos pela minha parte e ela sentia que não estávamos avançando, e após a construção da LINHA DA VIDA, conseguimos reconhecer pontos importantes na minha trajetória, o que fez com que outras demandas fossem surgindo a cada ponto analisado. Ouve sorrisos… e muitas lágrimas.

Também a técnica para o inicio da psicoterapia, dando a oportunidade ao psicólogo/ terapeuta de conhecer a nossa trajetória , possibilitando assim uma visão mais ampla das contingências que levaram a pessoa a buscar terapia. Ou seja, sabe por qual foi a trajetória daquela pessoa, e o que marcou o seu caminho.

A técnica consiste em que o paciente em uma folha de papel (do tamanho que você escolha) trace uma linha representando a sua vida, e nela marque pontos importantes dessa trajetória, tanto positivos, quanto negativos, onde o início da linha deve representar o nascimento e o final o dia atual. Eu usei uma corda como esta na foto, nas coisas boas usei uma flor e nas mas usei uma pedra.
carreira
O material necessário é bastante simples: papel e lápis eu usei uma corda, flores para os bons momentos e as pedras para os maus momentos.
Nessa técnica é importante analisar como a linha é construída, se há quebras, ou espaços com hiatos de período, como o paciente reage a cada item listado. É uma técnica também boa para se utilizar com grupos (fazendo da linha a vida do grupo desde a sua formação), como também com famílias (tendo o início da linha o momento em que o casal se tornou família) como me foi explicado.
É uma técnica simples, fácil de ser aplicada, e que trás um ganho qualitativo enorme para a terapia.
Aqui tem também uma simples explicação sobre a linha da vida.

Comentários

Mensagens populares