Artisan bread

Fazer pão aqui por casa cada se torna algo muito criativo com esta massa, podem a ter sempre preparada no frigorífico e terão sempre pão quente a mão. A Bimby veio me ajudar nessa tarefa. Vos deixo o video original aqui.
1kg de farinha T65
700ml de água – como está calor usei à temperatura ambiente, no inverno deverá estar morna
11gr de  ou 1 cubo de fresco
5gr de sal fino

  Num recipiente bem grande e com tampa,  misturar os ingredientes secos,a agua juntar o fermento e deixar desfazer, abrir um buraco ao centro e deitar a água. Com a ajuda da colher-de-pau ir mexendo a farinha até estar tudo misturado. A farinha fica cheia de grumos, é mesmo assim quanto menos mexer melhor. Polvilhar a superfície com farinha. Depois deixar repousar à temperatura ambiente por cerca de 2 horas. Durante o repouso colocar a tampa mas não fechar, deixar um pouco aberta. Findo este tempo a massa está pronta a ser usada ou então guardada no frigorífico onde se aguenta até 2 semanas. Cá em casa o máximo que esteve foi 1 semana e confirmo que neste tempo está impecável. Eu gosto mais da massa no dia seguinte
Cada vez que se quiser usar enfarinhar bem as mãos e o tabuleiro do forno. Com a ajuda de uma espátula tirar massa e moldar sem a mexer muito para não perder o ar deixar descansar 40 minutos a temperatura ambiente. Ligar o forno a 220ºC e colocar lá dentro um tabuleiro de alumínio. Findo o tempo de repouso colocar os pães no tabuleiro e colocar algo com água no forno. eu normalmente para ser mais rápido ponho no forno a descansar e ligo o forno. Deixar cozer por cerca de 25-30m. O pão fica com uma crosta bem estaladiça e o miolo fica mesmo muito bom. Adoro o cheiro a pão quente, uso esta massa para fazer com chouriço e também com Bacon. 
Com manteiga ainda quente uma maravilha.
                                           Com chouriço.
                                          Com bacon.
Bom apetite e sejam felizes.

Comentários

Mensagens populares